A moda é feita de grandes clássicos – sejam cores, estruturas, peças-chaves ou materiais. Independente da tendência ou da estação, é sempre válido ter itens atemporais no guarda-roupa. No caso do poá, não há dúvidas de que ele é considerado um dos padrões mais femininos e elegantes de todos os tempos. Lá na década de 1950, ele já foi o eleito como preferido entre as estrelas de Hollywood, como Marilyn Monroe e Rita Hayworth, para visuais que marcaram a estética vintage. Diferente desta época, a estampa está ganhando espaço tanto nas cenas urbanas quanto nos looks que pedem mais sofisticação. Aqui, a Cami e eu investimos em propostas que combinam com ocasiões completamente distintas e mostram a versatilidade da padronagem. Enquanto ela optou por um combo formado por blusa one shoulder off com bolas menores + shorts jeans, elegi uma versão com as estampas em tamanho maior no vestido. Repare como nas duas produções há alguma informação a mais: de um lado, a manga bufante. Do outro, a transparência. Vale sempre inovar em efeitos, modelagens e texturas quando falamos de patterns.
Nas coleções de ready to wear, há opções que dão um tom ainda mais elegante e cool ao poá. Na Carolina Herrera, uma variação de proporção entre as bolas do corpo do vestido e das mangas criam um contraste moderno e superfeminino. Aliás, a fundadora da grife, sra. Herrera, transformou os polka dots em um dos seus inconfundíveis elementos de DNA, além de ser a responsável por apresentá-los em suas passarelas há longas temporadas – e, inclusive, virou tema de exposição em São Paulo. Já no Verão 2020 da Elie Tahari, a assimetria foi a característica escolhida para dar bossa ao look black and white.
Outra label que não dispensa o mix de tons neutros é a Michael Kors. Na sua mais recente passarela, cropped top e calça de cintura alta surgiram em um formato de conjuntinho chique e descontraído. Para a Tommy Hilfiger, a brincadeira de transparência e do fundo cinza da saia deram toque de ousadia e poder às bolinhas pretas.
Com um certo mood navy, Adam Lippes e Tory Burch apostaram no fundo azul marinho para as suas white polka dots. De um lado, uma modelagem com cintura desabada e que brinca com plissados na saia e franzido na blusa. Do outro, um vestido com decote princesa, efeito balonê discreto e drapeados ao longo da peça.
Fico encantada em ver que uma estética tão icônica surge renovada a cada temporada. Mesmo que a estampa seja a mesma, adoro ver a interpretação de cada estilista e o contexto da criação. E há mil ideias para inserir a tendência no seu estilo.
Beijos, Alice.