Atemporal, o batom é um dos produtos mais antigos no mundo da maquiagem e também é um dos queridinhos nas necessaires e penteadeiras de quem ama beleza. Você sabia que existe até mesmo, o Dia do Batom?

Foto: Brigitte Calegari
Celebrado no dia 29 de julho, o dia do batom conta com inúmeras curiosidades e, em cada momento da história, era visto e representado de uma forma diferente. Pensando nisso, hoje viemos te contar um pouco sobre a história desse produto!
- No antigo Egito, homens e mulheres tingiam os lábios diariamente e isso era sinônimo de status!
- Cleópatra amava tingir os lábios, mas diferente do batom que conhecemos hoje, ela usava flores, besouros esmagados e até pedras semipreciosas para conseguir uma cor na boca.
- Já as mulheres gregas, utilizavam uma raiz vermelha misturada com cera de mel, que deixavam os lábios com aspecto mais saudável e úmido. Quase um balm, né?
- Durante a Idade Média, o batom foi proibido pela Igreja Católica, pois era visto como imoral e um pecado.
- No reinado de Elizabeth I, o batom era feito com cera de abelha e tintas vegetais. A rainha gostava tanto de usar o produto, que simplesmente ignorou as regras da Igreja, e mais: lançou uma tendência de beleza a partir do uso do batom. A pele deveria ser o mais branca possível e os lábios bem vermelhos.
- Foi só em 1880 que o primeiro batom – mais parecido com o formato que conhecemos, foi lançado e comercializado pela Guerlain!
- O batom ganhou popularidade após Segunda Guerra Mundial, quando a maquiagem passou a ganhar destaque na indústria do cinema e atrizes como Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor, popularizaram o batom. Logo, esse produto passou a ser usado em diferentes ocasiões.

E aí, o que vocês acharam dessas curiosidades sobre esse cosmético tão presente no nosso dia a dia? Aproveitando, conta nos comentários: qual o seu batom favorito?